quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

PDF995 - Muito útil ! ! !

Um recurso para gerar arquivos PDF.


O formato PDF permite manter uma certa segurança no conteúdo de arquivos trocados, principalmente em transações comerciais. Pode-se gerar os documentos nos mais variados aplicativos e “exporta-los” para o formato PDF.


“.... PDF ou "Portable Document Format" é um formato de arquivo desenvolvido pela Adobe Systems para representar documentos de maneira independente do aplicativo, hardware e sistema operacional usados para criá-los.”


A principal vantagem é que o arquivo resultante não poderá ser editado (facilmente ! ! !) mantendo a integridade do conteúdo. Como segunda vantagem vem a portabilidade, o arquivo PDF normalmente será muito mais “leve” do que o arquivo do aplicativo original e poderá ser visualisado, transmitido ou mesmo impresso em vários sistemas. Uma exigência para se “abrir” um arquivo PDF, é a necessidade de um programa específico instalado no computador, sendo o mais popular de todos o Adobe Reader que pode ser baixado diretamente no site do fabricante:
http://www.adobe.com/br/products/acrobat/readstep2.html?promoid=BOZPY


Várias suites atualmete, como o Microsoft Office e o Open Office, tem recursos para exportar seus arquivos para o formato PDF, o que é sem dúvida, uma tendência cada vez mais presente nos novos aplicativos.


Mas como exportar para PDF, um arquivo gerado em aplicativo mais antigo ou que simplesmente não tenha o recurso para esse propósito? Como exportar para PDF um arquivo de partituras musicais gerado no Encore, ou como exportar para PDF um desenho técnico feito em AutoCad?


Entre o vários utiltários para esse fim, um dos mais eficientes ( meu favorito ! ! !) é o PDF995Suite. Essa suite é composta por 3 utilitário. No entanto, para o uso geral é suficiente baixar e instalar apenas um dos 3 utilitários, o PDF995, que é composto por 2 arquivos de instalação: o Pdf995 Printer Driver e o Free Converter e que podem ser baixados em
http://www.pdf995.com/download.html


A instalação é simples e automática, basta clicar!


O conceito que o PDF995 usa para gerar o arquivo PDF, não é exatamente um mera exportação, explico: estando-se em um arquivo aberto, em qualquer aplicativo (que não tenha o recurso próprio de exportação PDF) basta simplesmente mandar imprimir seu arquivo, normalmente abre-se aí uma tela com a caixa de impressão, basta ir na seleção de impressoras e selecionar a impressora PDF995 (que vai estar lá como resultado da instalação do PDF995 - é comum encontrar o nome de impressora “fantasma” para essa técnica.). É nesse ponto que o PDF995 começa a fazer seu trabalho ele vai gerar o arquivo PDF, que será visualisado na tela (importante: para essa visualisação é necessário que o Adobe Reader esteja instalado no computador) e também vai abrir uma tela solicitando que o arquivo PDF seja salvo em algum diretório. Salvar o arquivo PDF pode ser opcional, se a intenção for apenas imprimir, pode-se optar por não salvar e voltando na visualisação PDF, pedir para imprimir na impressora que estiver instalada no computador. O ideal é sempre salvar para que se possa re-imprimir no futuro ou encaminhar o arquvivo, por Email, por exemplo.


É importante comentar que, partindo diretamente de alguns aplicativos, para se dar saída numa impressora instalada no computador, muitas vezes pode se ter incompatibilidades e a impressão ou não acontece ou sai com distorções. Em quase 100% desses casos, converter o aplicativo para arquivo PDF e finalmente imprimir esse arquivo se tem bons resultados.


Obs.: O PDF995 é um software de distribuição gratuíta, mas sempre que estiver em uso vai mostrar na tela alguma propaganda (off line) dos produtos da Software995.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Notebook, I hope you enjoy. The address is http://notebooks-brasil.blogspot.com. A hug.