terça-feira, 6 de novembro de 2007

Pálido Colosso

Fui ver “Pálido Colosso”, do grupo de Teatro Companhia do Feijão, fui à convite do meu amigo, ator e cenógrafo Petrônio de Oliveira. A peça é uma interessante reflexão do que se viu e se viveu no Brasil nos últimos 40 anos. Na verdade a peça é uma viajem no tempo, e a “máquina do tempo” é cabeça de cada um dos atores que, aceitando o desafio proposto pelo diretor, escreveu o roteiro de sua própria participação na peça, colocando aí suas lembranças e entendimento desses últimos 40 anos de Brasil, esse “Pálido Colosso”. Esse interessantíssimo e saboroso detalhe, de construção do roteiro, me foi explicado pelo próprio Petrônio, e detalhes assim, só aumentam a bela dimensão do espetáculo! Durante o andamento da peça, certamente a gente também embarca nas próprias lembranças e entendimento do que viveu nesses 40 anos, uma viajem às vezes divertida, às vezes cruel, e ao se falar de Brasil, uma viajem quase sempre com nuances de decepção, de desperdício e ... de sei lá mais o que... ?!?!?!?

O local da platéia, mais uma grande sacada do cenógrafo Petrônio, se parece com um cabareth, com suas mesinhas na penumbra, talvez uma alegoria de um Brasil, no pior dos sentidos ! Uma zona !

Embora não seja um frequentador assíduo de teatro, recomendo “Pálido Colosso” com o maior entusiasmo ! ! !

Pálido Colosso - Ver Comentário / Crítica -


(SERVIÇO)Pálido Colosso. 100 min. 12 anos. Cia. do Feijão (45 lug.). Rua Dr. Teodoro Baima 68, 3259-9086. 5.ª a sáb., 21h; dom., 19h. R$ 10. Até 16/12



Aliás, devo confessar que, infelizmente para mim mesmo, sou muito mais filho da TV, do cinema e dos quadrinhos... do que do teatro e da literatura... TV, cinema e quadrinhos já trazem tudo pensado, mastigado... e digerido,,, você consome e pronto... já se torna “... another brick in the wall...” (e nem percebe ! ! !)


Ainda bem que se pode contar com uma trupe como a companhia do Feijão, um refúgio para arejar a cabeça, e soltar as emoções ! ! !

http://www.companhiadofeijao.com.br/

Nenhum comentário: